terça-feira, 17 de abril de 2007

O país real na terra do faz de conta



Quando eu era pequena, lembro-me de ouvir histórias sobre a terra do faz de conta, e na minha pouca experiência, questionava-me, onde ficará esse reino fantástico, onde os sonhos dos meninos se podem tornar reais???
Mal eu sabia, que eu própria vivia na terra do faz de conta, num país pequeno e bonitinho,com um clima invejável, contrariando as alterações do planeta, as climatéricas, e as outras...Que era este o tal do "paraíso à beira mar plantado"...
O paraíso escurece a sua beleza, pelos olhos tristes dos seus nativos, perdidos na sua parca existência, de quase Europeus de segunda, porque em todas as estatisticas somos os menos dos menos, os mais tristes dos tristes, mas porquê?!!!!
Será tudo o tal de "faz de conta"??
Sim porque a nossa vida não é fácil, temos muito com que nos "ralar". A posição geográfica previligiada, nem de todo nos tira da "cauda da europa", não minimiza as estatísticas, as más politicas dos nossos governantes, as suas falsas promessas, e mentiras até pessoais, sim porque até temos um Primeiro Ministro, provavelmente "pseudo - licenciado", e que o fosse, desde que a sua determinação, arrogância, e pragamatismo, fossem em prol de um todo,Nós o Povo, a Nação, e não das suas próprias ambições, temos uma taxa de analfabetismo das mais altas, justiça social "por mau caminho", justiça dos tribunais para esquecer, aliás fez-se justiça quando fomos pioneiros a abolir a pena de morte, pioneiros na conquista de territórios e terras longíquas, pioneiros numa ùnica guerra sem derramamento de sangue, exclusivamente com soldados com flores no cano das metralhadoras...engenhosos, sim para quê, sabem quem somos, onde é e fica exactamente este reino???
Será real, ou de faz de conta???!!!
Mas porquê, toda esta dor, agonia e tristeza...problemas todos temos, têm todos os outros...
Valha-nos o sossego, deste "cantinho" quase esquecido no Atlas!!
Todos os dias ligamos a t.v. , o rádio, as páginas noticiosas da net, e mais uma catástrofe, além fronteiras, no Iraque, em Àfrica, na loucura urbana e patológica dos Estados Unidos!!
E nós???!!Cauda da Europa??!! "Jóia de Africa" perdida noutro continente(perdoem-me os Africanos, principalmente as antigas colónias)??!!Ultimo lugar das estatísticas do Mercado Comum???!!
Que não se atreva qualquer "c'mom" a apontar o dedo, chamar-nos de atrasados, ou 3º mundo...
Invejam a nossa inesquecível História, a Guerra sem sangue, a nossa posição geográfica previligiada...
Temos a Alma Lusa, pequenos olhos tristes, mas de Coração enorme...
Nem que seja por sermos felizes por termos a História, o clima, o mar, o sol, a vontade de gozar as "pontes" , perdermos na produtividade, e rumarmos a Sul, ao Algarve, atravessar o Atlântico, empenharmo-nos mais no crédito, e visitar a terra do "Povo Irmão", gozar férias, fins de semana, "pontes", mais férias... que se dane a produtividade, os políticos do "vira o disco e toca o mesmo", tanto "para a esquerda como para a direita", pouco importam, importa este ar puro que é tão nosso, desta bela terra à beira mar plantada, somos os que mais gostamos do "Euro", cada vez com menos dinheiro no bolso, mas com a atitude Europeia, agora eu tenho poder de compra...Compro sonhos...
Sou "Alma Lusitana", tenho pouco na carteira, mas muito na memória, no coração...tenho o sossego, a cor, a beleza deste pequeno país...
Que parece mesmo das histórias de "faz de conta", mas que é muito real, e é MEU!!!

Pequenos, orgulhosos, esquecidos mas gloriosos, porque há coisas que não nos podem tirar...
Temos tudo isto e esta "cauda da Europa" como vocês com veemência lhe chamam, é a vossa Porta para o Mar!!!

....PORTUGAL

1 comentário:

Anónimo disse...

Sinceramente acho que este texto está particularmente muito bom...
Gostei muito do que li, por aqui!
Onde tens "andado"?Boa escrita a tua.A.p.s