segunda-feira, 27 de abril de 2009

What Goes Around, Comes Around


"E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez - e tu com ela, poeirinha da poeira!". Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderías: "Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!" Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse: a pergunta diante de tudo e de cada coisa: "Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?" pesaria como o mais pesado dos pesos sobre o teu agir! Ou, então, como terias de ficar de bem contigo e mesmo com a vida, para não desejar nada mais do que essa última, eterna confirmação e chancela?"
Friedrich Nietzsche

2 comentários:

Paula: a Vizinha disse...

Eu gosto de uma frase dele que diz qualquer coisa como: ".. o que não nos destrói torna-nos mais fortes..." é por aí... e nunca tinha posto os olhos nisto.... Gostei! Obrigada amiga, por partilhares! Passei por aqui para arejar... como sabes hoje foi um dia duro! Beijos

Noitedentro disse...

Obrigada querida, por me continuares a ler, embora a minha inspiração esteja a zero...neste momento partilho os textos, as músicas, e as frases que gosto, ou demontram um estado de espírito, mas que não são minhas.

Falta-me uma Musa, lol....
Beijos, descansLike U a Lottttt
Beijosss